Você sabe quem foi a mãe mais jovem do mundo?

Em 1938,  Lina Medina Vásquez uma menina  peruana de apenas 5 anos, se tornou a mãe mais jovem do mundo .

A mãe mais jovem do mundo: uma vida de muitos mistérios

Quando ela estava no quarto ou quinto mês de gravidez, seus parentes começaram a suspeitar que algo estava errado com sua saúde. Seguiram em uma sequência de consultas médicas, mas a suspeita maior dos médicos era a de que fosse um tumor de crescimento rápido.

Qué hay detrás del caso de Lina?... Madre a los cinco años

Foto: Reprodução

A hipótese mais remota até então, era a de uma gravidez (afinal ela era uma criança) até que exames médicos posteriores apontaram para uma gravidez e a menina foi hospitalizada alguns meses antes do nascimento do bebê.

Lina Medina: La madre más joven de la historia de la medicina que nunca  encontró justicia | CIENCIA | PERU21

Foto: Reprodução

Através de uma cesariana, Lina deu à luz ao filho que cresceu como seu irmão mais novo. Somente quando completou 10 anos de idade, ele ficou sabendo que ela era sua mãe. Pela pouca diferença de idade, a família afirma que a relação mãe-filho teve complicações para se estabelecer.

A mãe mais jovem do mundo viveu uma vida de muitos mistérios. O eu pai foi para a prisão por suspeita de abuso sexual infantil, porém teve sua liberdade concedida por ausência de provas. Ninguém sabe quem a estuprou. Seu filho morreu de doença óssea aos 40 anos.

Como é possível uma criança conceber outra?

Qué hay detrás del caso de Lina?... Madre a los cinco años

Foto: Reprodução

Ainda que assustador, uma menina pode se tornar fértil em qualquer idade, caso tenha puberdade precoce, o mesmo vale para os meninos.

De acordo com especialistas da área, a puberdade precoce não é um fato isolado e ocorre mais do que imaginamos. Um estudo italiano publicado pela revista “Italian Journal of Pediatrics“, concluiu que houve um aumento de 188% nos casos de puberdade precoce em 2020.

Quais são as causas da puberdade precoce?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria a puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (ex: medicamentos); ou porque suas glândulas (ex: pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passaram a produzir, por algum motivo, esses hormônios sexuais de forma precoce.

O começo da puberdade é influenciado por fatores genéticos, psicológicos e ambientais (ex: condições socioeconômicas, estado de saúde, nutrição). A puberdade tende a surgir mais cedo em meninas cujas mães menstruaram com menor idade, naquelas com relato de puberdade precoce na família paterna, nas que tiveram baixo peso ao nascer ou que sofreram de obesidade na infância.

 

HOME