A misteriosa Ponte Overtoun: cachorros pulam para morte

Desde 1950, centenas de cães se jogaram da Ponte Overtoun (pesquisas não oficiais contabilizaram 600), muitos morreram. O caso é tão intrigante que o município colocou uma placa antes da ponte, recomendando que as pessoas não passem no local com seus cães.

O mistério macabro da ponte onde 600 cães pularam para a morte - Fotos - R7  Hora 7

Foto: Reprodução/ Placa colocada antes da Ponte Overtoun

Desde o ano de 1950, a Ponte Overtoun, que fica em Dunbartonshire, na Escócia, atrai a atenção do mundo inteiro, por conta de um fato macabro. Ao passar pelo local, cachorros fogem de seus donos e se jogam da ponte misteriosamente.

A misteriosa ponte do suicídio de cães na Escócia | Fatos Sobrenaturais™  Amino

Foto: Reprodução / Flagra de cachorro pulando a Ponte Overtoun

Centenas de cães pularam sem explicação. O caso ganhou tanta repercussão que o município resolveu se precaver contra novos casos: colocou uma placa antes da ponte, recomendando às pessoas que não passem no local com seus animais.

Qual o real motivo dos cães pularem da Ponte Overtoun?

Overtoun Bridge - Wikipedia

Foto: Reprodução / Overtoun Bridge

Muitas teorias foram surgindo, alguns acreditam que a ponte é mal assombrada e que uma energia de origem desconhecida faz os cães tirarem a própria vida. Cientistas foram até a ponte para entender se os cães são atraídos por algum som não audível para humanos, mas não tiveram sucesso com provas.

Em  uma entrevista dada ao jornal Vice UK, uma moradora de Glasgow chamada Jenna, de 20 anos, relatou: “Eu lembro que estava andando pela ponte e cheguei a um ponto que foi como se o ar ficasse mais rarefeito e meu estômago saltasse, como quando você erra um degrau ao descer um lance de escada. Eu simplesmente não conseguia parar de sentir que algo de ruim estava para acontecer. Havia uma mulher com um cachorro na ponte, ele se recusava a dar mais um passo. Naquela mesma semana, um casal de cachorros havia pulado do mesmo ponto e morrido na queda”.

Finalmente uma constatação

Meio século depois do início das mortes, o veterinário David Sands afirmou que havia solucionado o mistério. O especialista da Clínica de Comportamento Animal de Lancashire observou primeiro um comportamento que se repetia: todos os cachorros que “se mataram” eram das raças Labrador, Collie ou Golden Retriever. A partir dessa informação, ele concluiu que havia na região, algum cheiro que era capaz de enlouquecer os cachorros.

Depois de finalizar alguns estudos com plantas nos locais, Sands percebeu que a origem do “odor assassino” não era um vegetal, mas sim um animal. O responsável seria o vison-americano, animal que tem glândulas que exalam uma substância com odor absurdamente desagradável para marcar território. O cheiro é tão forte que provoca loucura nos cães, em especial aqueles de olfato mais apurado.

Criadouro terá que sacrificar 92 mil visons por causa do coronavírus - RIC  Mais

Foto: Reprodução / Vison-Americano

A ponte em questão, fica em uma região sem correntes e com leito obstruído, o que faz com que o odor não se espalhe. Por conta disso, os cães ficam alucinados ao ponto de se jogar.

O veterinário já anunciou que continuará os testes e experimentos para que sua teoria seja reconhecida pela comunidade científica.

Mesmo com a defesa de David, a maioria dos moradores ainda acredita em causas paranormais e preferem evitar passar pela ponte, mesmo sem os cachorros.

Até que a comunidade científica aceite a tese de David, o mistério existirá.

 

HOME