É verdade que existe uma lâmpada que nunca apaga?
A lâmpada que nunca apaga funciona desde 1901 é considerada uma verdadeira maravilha da tecnologia. Mas o que torna essa lâmpada tão especial?
Conhecida como a “lâmpada mais antiga do mundo em funcionamento contínuo”, está localizada na Corporação de bombeiros de Livermore, Califórnia, EUA. No entanto, ela foi acesa pela primeira vez em 1901 e tem desafiado as expectativas de forma notável, permanecendo acesa por mais de um século.
Contudo, a lâmpada em questão é de filamento de carbono, um modelo que foi amplamente utilizado no final do século XIX e início do século XX. A maioria dessas lâmpadas tinha uma vida útil limitada, pois o filamento queimava com o tempo e se rompia. Mas ela. em particular, foi construída para durar.
Grande operação para cuidar da lâmpada que nunca apaga
Foto: Reprodução
Os bombeiros que a instalaram no início do século passado dividiam o escritório com a polícia. Quando os departamentos se mudaram, a lâmpada foi encaminhada para o novo quartel.
Em 1976, quando o foco de luz já havia conseguido entrar para o Guinness, os bombeiros se mudaram novamente para outra sede.
As autoridades da Califórnia arquitetaram uma grande operação para cuidar da famosa lâmpada durante o translado.
Primeiro, cortaram o cabo por temer que, ao desenroscá-la, poderiam quebrá-la. Depois, um caminhão dos bombeiros e a polícia escoltaram a lâmpada até o novo ambiente: a estação número 6 dos bombeiros, onde, ainda hoje, continua iluminando.
De acordo com os registros, ela só ficou apagada por um total de 22 minutos, quando foi transferida – e nunca passou um dia inteiro sem funcionar.
Como a lâmpada foi capaz de durar tanto tempo?
Foto: Reprodução
Anos a fio e, exceto em breves cortes de energia e duas mudanças, ela continuou iluminando o ambiente. No entanto, há várias explicações possíveis. Alguns especialistas acreditam que a lâmpada foi projetada com materiais de alta qualidade, incluindo um filamento especialmente resistente. Outros sugerem que o suporte dela foi cuidadosamente escolhido para minimizar as vibrações e a tensão no filamento, o que prolongou sua vida útil.
Definitivamente, independentemente da razão pela qual essa lâmpada específica tenha durado tanto tempo, é um testemunho da habilidade e do engenho dos fabricantes do passado. Também há a história fascinante por trás da escolha dos bombeiros lhe proporcionando um lar seguro por tanto tempo.
Lâmpada Centenária
Foto: Reprodução
Em 2001, quando completou um século, conquistou oficialmente o título de Lâmpada Centenária. Há algo de fascinante em saber que algo tão antigo ainda funciona com perfeição, depois de tantos anos.
Acima de tudo, a Centennial Bulb se tornou um símbolo duradouro da resiliência e longevidade. E ela continua a brilhar, lembrando a todos nós que, às vezes, as tecnologias mais antigas ainda possuem uma durabilidade incrível e venerável.