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O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são poderosas técnicas de persuasão. Com certeza em algum momento você já parou por alguns minutos e se perguntou: como posso vender mais? Como a loja X consegue vender tanto? Ou talvez, como o site Y tem tantos acessos? A resposta para sua pergunta é: Gatilho Mental.

Isso mesmo, o trabalho com os gatilhos mentais de seu público pode ser altamente poderoso para vender mais.

O que são os Gatilhos mentais e porque podem te fazer vender mais

Foto: Reprodução

Os gatilhos mentais são estímulos dados ao cérebro que facilitam o processo de tomada de decisão. Eles trabalham no nosso inconsciente, nos influenciando a tomar algumas decisões de forma mais automática. Dessa forma, somos capazes de poupar energia para decisões mais complexas.

Uma poderosa técnica de persuasão, eles podem tornar possível acelerar a decisão de compra dos seus consumidores e ainda impulsionar as vendas do seu site ou estabelecimento.

Importante: sobre os Gatilhos Mentais

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Os gatilhos podem ser aplicados em distintas estratégias de marketing digital para potencializar suas vendas. Porém, é importante ressaltar que eles não devem ser aplicados de forma maliciosa, com o intuito de enganar os consumidores. É importante trabalhar essa técnica de forma inteligente e responsável. Reafirmando os reais benefícios dos seus produtos como forma de agilizar a decisão de compra dos seus clientes.

Conheça 7 gatilhos mentais para vender mais e aprenda como você pode aplicá-los na sua estratégia!

1 – Prova social

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As pessoas são altamente influenciadas pela opinião das outras. No momento de compra, é muito comum que os consumidores procurem por feedback de quem já utilizou ou comprou no mesmo local.

O gatilho da prova social estrutura-se justamente nesse princípio, salientando ao público que o seu produto ou serviço tem a aprovação de outros compradores. Depoimentos de clientes contentes passa confiança para os novos consumidores e os influencia a comprar também.

Uma maneira simples de trabalhar esse gatilho é utilizar o ambiente digital. Incluindo uma seção de avaliações nas páginas dos seus produtos, dando abertura aos clientes para que classifiquem, façam comentários e recomendações sobre os itens.

Os melhores feedbacks podem ainda, ser destacados em uma parte específica da sua página ou site, para agregar mais credibilidade para o seu negócio.

Você também pode promover e divulgar pesquisas de satisfação com seus clientes, essa é uma forma de incentivá-los a compartilharem fotos e vídeos de suas aquisições nas redes sociais. Uma boa maneira de fazer isso é através de vídeos de unboxing, onde os consumidores abrem os produtos adquiridos, fazem um review da compra e avaliam a experiência.

2 – Autoridade

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Mostrar que seu trabalho é uma referência no mercado faz com que os consumidores depositem confiança no seu negócio, comprando mais. Por isso, a autoridade é um gatilho importante para passar credibilidade e confiança para o público.

A maneira mais eficiente de gerar autoridade é através da produção de conteúdos relevantes e de qualidade sobre abordagens relacionadas à sua área de atuação. Para isso, você pode investir alimentar diferentes formatos e canais, como artigos para blog, vídeos no YouTube e posts no Instagram.

A intenção é colocar o seu negócio como autoridade do seu nicho, se posicionando sobre tendências do mercado e ofertando dicas e conteúdo sobre o uso dos seus produtos, por exemplo.

Parcerias com influenciadores digitais e especialistas da área também pode colaborar para a construção da autoridade da sua marca. Ao falarem bem dos seus produtos, esses profissionais validam a sua marca, reforçando para o público que ele pode confiar no seu negócio.

3 – Reciprocidade

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A reciprocidade é um gatilho essencial para estimular conexão com seus consumidores e criar um bom relacionamento com eles. As pessoas tendem a retribuir ao que recebem.

Por isso, é preciso gerar valor para seus clientes, entregando vantagens para conquistá-los, por meio de brindes, amostras grátis e descontos. Ao ter acesso a esses benefícios, eles estarão mais propensos a retribuir, aumentando a proximidade com sua loja, adquirindo seus produtos e se até se tornando leais ao seu negócio.

Uma estratégia muito eficaz é oferecer promoções e brindes especiais no mês ou na semana de aniversário dos seus clientes. Quanto mais inesperada e personalizada, mais interessante será a vantagem para o comprador.

Assim como no gatilho da autoridade, a produção de conteúdo também pode ajudar na reciprocidade. Afinal, ao receberem dicas e materiais valiosos, seus consumidores sentem uma maior ligação com a sua marca, criando uma preferência pelo seu e-commerce em relação aos concorrentes.

4 – Escassez e urgência

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Tudo aquilo que é escasso, único e corre o risco de acabar, normalmente instiga mais desejo nos consumidores. Esse é o princípio em torno dos gatilhos da escassez e da urgência.

Esses dois gatilhos baseiam-se no senso de imediatismo, motivando o cliente a concluir a compra antes que a oportunidade de acabe. A diferença é que a urgência foca no tempo determinado para a aquisição já a escassez trabalha com um montante limitado do produto ou promoção.

Para valer-se do gatilho da urgência, é necessário colocar um limite de tempo para se fazer a compra. Essa estratégia é bastante utilizada em ofertas relâmpago, com o uso de um contador regressivo e chamadas para ação como “Compre já!” e “Oferta por tempo limitado!”.

Já para aplicar o gatilho da escassez, é preciso reforçar a quantidade limitada do produto ou da promoção, enfatizando que eles podem acabar a qualquer momento. Alguns exemplos de expressões, “Restam 4 unidades” e “Promoção para os 5 primeiros compradores”.

Ao perceber que essa pode ser a última chance de adquirir o produto nas condições especiais apresentadas, o cliente corre para comprá-lo o mais rápido possível. E, ao finalizar o pedido antes que o tempo ou as unidades acabem, ele se sente satisfeito por ter conseguido fazer um bom negócio.

Contudo, vale ressaltar que você deve ser verdadeiro ao aplicar essas estratégias. Se você divulgar que restam somente 4 unidades de um determinado produto, e o cliente perceber de alguma forma que a técnica em questão é enganosa, com intuito apenas de vender mais, ele perderá a confiança na sua loja.

5 – Novidade

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A novidade é outro gatilho imprescindível para vendas. Afinal, para chamar atenção num mercado tão concorrido é preciso apresentar produtos e ideias inovadoras.

Novidades frequentes conquistam a atenção das pessoas e garantem as vendas. O segmento de moda, por exemplo, faz muito bom uso dessa estratégia. Eles promovem o lançamento de novas coleções a cada estação, mantendo o interesse dos consumidores por todo o ano.

O setor de eletrônicos, em especial de celulares e televisões, também está sempre divulgando novidades e incentivando as pessoas a serem as pioneiras a adquirirem os novos aparelhos.

E, para aumentar ainda mais esses lançamentos, você pode usar também outros gatilhos. Um exemplo é o uso do gatilho da escassez para anunciar edições limitadas dos produtos.

6 – Antecipação

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A antecipação é um complemento do gatilho da novidade, criando expectativas nos consumidores sobre o lançamento de novos produtos. Para isso, é preciso elaborar, com antecedência, um cronograma de ações de divulgação das suas novidades.

Você pode criar uma contagem regressiva nas suas redes e ir soltando pequenos spoilers dos lançamentos, por exemplo. Isso gera muito interesse do público e coloca seus consumidores em estado de alerta para adquirirem os novos itens assim que estiverem disponíveis.

Você ainda pode trabalhar em conjunto a antecipação, os gatilhos da reciprocidade e da escassez, disponibilizando brindes e outras vantagens para os primeiros compradores das novidades na pré-venda, por exemplo.

7 – Afeição

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A afeição é um gatilho mental que estimula a afinidade e proximidade com o público-alvo, criando um afeto entre a marca e o público. Essa conexão é eficiente para fidelizar e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Para explorar esse gatilho, é essencial investir em uma boa relação com seu público, mantendo um contato próximo com ele por meio dos seus canais de comunicação, como redes sociais e e-mails.

Esse relacionamento não deve ser focado somente em vender seus produtos. Portanto, foque em gerar valor para seus consumidores, disponibilizando conteúdos úteis e relevantes para eles. Mostre que você se importa com seu cliente e quer ajudá-lo.

Outra maneira de gerar afeição é através do storytelling, ou seja, a habilidade de contar histórias. Você pode abrir a história da sua loja e das pessoas que fazem ou fizeram parte dela, ressaltando os seus valores e superações, ou pode ainda, compartilhar as histórias dos seus maiores clientes. Dessa forma, você poderá provocar identificação e eles se aproximarem da sua marca.

Agora que você sabe como vender mais usando os gatilhos mentais, está na hora de aplicá-los nas estratégias do seu negócio. Essa pode ser uma poderosa ferramenta de trabalho!

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