Coulrofobia: Você tem medo de palhaços?
Um estudo recente, divulgado na revista Frontiers in Psychology, busca desvendar a coulrofobia, conhecida popularmente como bozofobia, o temor irracional de palhaços. Desde a transição de palhaços de “amigos da garotada” para sinistras figuras retratadas como assassinos em séries aterrorizantes, o medo se instaurou.
O que causa a Courofobia?
Além das representações sombrias na mídia, os pesquisadores da Universidade de Gales do Sul sugerem que a coulrofobia pode decorrer da peculiar aparência física dos palhaços ou de seu comportamento imprevisível, somando-se a possíveis experiências pessoais traumáticas. O estudo parte da constatação de que, embora difundida na população, essa fobia ainda é mal compreendida.
Explorando suas origens, os pesquisadores ressaltam que o receio pode remontar aos tempos dos deuses mitológicos, evocando a figura do “malandro” associado aos tolos e bobos da corte, como o icônico Loki. Apesar da presença histórica do palhaça assassino na arte desde 1892, poucas referências detalham o medo que esse personagem pode provocar, incluindo sucessores notáveis como o Coringa e o Pennywise.
Foto: Loki, Deus da trapaça na Mitologia Nórdica – Reprodução
Para fundamentar suas conclusões, os autores conduziram uma revisão literária e aplicaram um novo questionário a 528 participantes. Assim, revelaram três teorias sobre as causas do medo de palhaços. A primeira teoria, relacionada ao desconforto causado pela aparência física, destaca o conceito de “uncanny valley”, originado na robótica, descrevendo a inquietude humana em interações com humanoides. A maquiagem branca com boca vermelha é interpretada como sinal de palidez e doença, evocando repulsa.
Por fim, a imprevisibilidade dos palhaços, dispostos a tudo por uma gargalhada, emerge como um motivo apontado pelos participantes da pesquisa. A incerteza sobre seu comportamento gera desconforto, evidenciando que, embora sorrir e ser perigoso não seja exclusividade dos palhaços, a imprevisibilidade de suas ações contribui para o medo subjacente.
Sintomas da coulrofobia
Os sintomas da coulrofobia – assim como outros tipos de fobia – incluem sinais de uma crise de ansiedade ao ver um palhaço. Portanto, abaixo listamos os mais comuns:
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Falta de ar;
- Respiração ofegante;
- Sudorese;
- Náuseas;
- Sensação de boca seca.
Você também pode gostar de Fatos psicológicos: a mente é impressionante
Tratamento
Felizmente existe cura para esse tipo de fobia e os sintomas podem ser controlados. Sendo assim, o tratamento é feito através da psicoterapia, onde o terapeuta poderá ajudar a entender quais os gatilhos são ativados quando esse pavor se instala.
“Com ferramentas apropriadas, o terapeuta auxilia na busca destas respostas. O objetivo é eliminar a sensação de desconforto e fortalecer a autoestima, além de trabalhar os mecanismos de defesa, para que essa pessoa possa assistir um espetáculo circense sem qualquer desconforto evidente”, afirmam especialistas no assunto.
Referência: CNN Brasil