Fuggerei: o aluguel mais barato da Alemanha
Moradia em torno de US $1,00? Fuggerei é a região com o aluguel mais barato de toda a Alemanha e o motivo vai te surpreender!
Alemanha
Com o 6° melhor IDH do mundo, segundo o último Relatório de Desenvolvimento Humano publicado, e com o melhor PIB da Europa, a Alemanha é um dos países mais almejados quando o assunto é moradia. Porém, o custo de vida por lá não é dos mais baratos.
Foto: Reprodução
E é por isso que, como alternativa aos altos custos, a própria população tem buscado viver em regiões fora dos grandes centros, preferindo locais alternativos como Fuggerei.
Foto: Reprodução
Localizada na região sul, Fuggerei possui o aluguel mais barato da Alemanha.
Um bairro calmo da cidade de Augsburg e conhecido pelos pátios repletos do verde da natureza, as casas tem paredes adornadas com vinhedos.
Foto: Reprodução
A região é como um condomínio fechado de casas de estuque e mostarda e é assegurada por um contrato de aproximadamente 0,88 euros com validade de 500 anos. Pode acreditar!
Quer entender como isso pode ter acontecido? Vamos te contar!
Foto: Reprodução
O aluguel baixíssimo de Fuggerei tem nome! Família Fugger.
A família Fugger
Foto: Reprodução
Foi em meados do ano 1367, com a chegada da família Fugger à região de Augsburg, que tudo teve início.
Detentora de um comércio de tecidos, suas relações comerciais cresceram absurdamente ao ponto de se tornarem uma das mais ricas famílias desta região.
Foto: Reprodução
Ao passar dos anos, compraram inúmeras propriedades, imóveis e fundaram várias iniciativas sociais pela cidade.
Foi quando, Jakob Fugger, o mais rico da família, com todo o dinheiro e valores morais que tinha, decidiu acomodar várias famílias pobres para que pudessem também viver de forma digna em sua cidade.
Foto: Reprodução
Movido por um forte sentimento de responsabilidade social, em 1521, fez a doação de terrenos afim de serem o primeiro complexo habitacional social do mundo inteiro. Criado exclusivamente para abrigar famílias e pessoas em situações precárias., um critério foi estabelecido. A exigência de Fugger era que os moradores possuissem boa reputação e que fossem devidamente registrados como cidadãos de Augsburg. Além disso, era necessário que fossem católicos e que rezassem 3 vezes por dia pela saúde e pela riqueza da família Fugger.
Foto: Reprodução
O complexo habitacional foi mantido por um fundo de caridade, que ainda recebe alguns destes custos. Até os dias atuais o complexo funciona nas mesmas condições.
Histórica, Fuggerei não é só uma vila para visitar, abriga também um museu da segunda guerra subterrâneo, repleto de documentos e peças.
Foto: Reprodução