Mitologia grega: qual seria a origem de tudo?
A Mitologia grega surgiu na Grécia antiga e é até os dias atuais, uma das mais populares em todo o mundo.
Com o objetivo de explicar a origem da vida, a vida após a morte e os fenômenos da natureza, a Mitologia grega fala muito sobre os deuses imortais com forma humana porém mais belos e com poderes mágicos.
Como explicar a origem da vida ?
Segundo a Mitologia grega, o Universo era um grande e vasto ‘nada’. O mundo teria sido feito pelo Caos. O primeiro dos deuses, divindade da confusão e da loucura segundo alguns poetas da época.
Foto: Reprodução: Deus Caos (deus primordial)
Vivendo em um ambiente de trevas, vazio, resolveu criar Gaia (Mãe-Terra), Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (habismo). Gaia, criou Urano (deus do céu) e seu esposo com quem teve 18 filhos (6 Titãs, 3 Ciclopes, 6 Titânides e 3 Hecatônquiros).
Foto: Reprodução: Deusa Gaia (personificação da Mãe-Terra)
Urano temia que seus filhos tomassem seu lugar, afinal eles eram fortes e vorazes. Resolveu então, prender todos de volta no ventre de Gaia. Embora ela sentisse muitas dores, não podia libertar seus filhos sem derrotar o deus do céu. Para isso, ela fez Cronos, o seu filho mais novo, derrotar o pai. Ele cortou os testículos de Urano, tirando-lhe o poder.
Foto: Reprodução: Deus Cronos (deus do tempo e senhor dos Titãs)
O sangue derramado por Urano gerou três outros filhos: Tisífone, Megera e Alecto, que significavam castigo, rancor e ódio. O poder agora era de Cronos e, como seu pai, também não queria perder o trono. Resolveu então, deixar seus irmãos presos também em Gaia.
Tempos depois, Cronos se casou com Reia, sua irmã Titânide, com quem teve filhos.
Mais uma vez, preocupado em perder seu poder, devorou todos os filhos. Reia conseguiu evitar que seu último filho fosse devorado. Escondeu Zeus para que ele pudesse derrotar o pai.
Foto: Reprodução Imagem: Molcci – Zeus senhor dos Céus e deus Supremo da mitologia Grega
Com a ajuda dos seus tios, titãs, ciclopes e hecatônquiros, Zeus derrotou seu pai Cronos em uma luta de 10 anos. Ele tirou-lhe o trono e fez com que vomitasse todos os filhos. Como eram deuses, não morreram após serem devorados.
Foto: Reprodução batalha do deus Zeus e seu pai o deus Cronos
Dessa forma, Zeus recuperou o equilíbrio da Terra. Trouxe o Caos de volta e dividiu os poderes entre outros deuses: Poseidon ficou com os mares, Hades com o Tártaro e ele com os céus e a humanidade.
Deuses da Mitologia grega
Foto: Reprodução
Os Deuses Gregos além de possuírem forma humana, simbolizavam os anseios e temores humanos. Eles controlavam as forças da natureza, do céu, da terra, do sol, da lua, dos rios, do mar e do vento. Os deuses tinham também características humanas, ou seja, tinham ciúme, inveja, ódio e amor porém, eram imortais.
Foto: Reprodução deuses gregos / Pixabay
Veja a seguir, uma lista dos principais deuses da mitologia grega:
- Afrodite– deusa da beleza e do amor
- Apolo– deus da luz
- Ares– deus da guerra
- Ártemis– deusa da lua
- Atena– deusa da sabedoria
- Deméter– deus da terra fértil
- Dionísio– deus da festa, do vinho e do prazer
- Éos – deusa do amanhecer
- Eros– deus do amor
- Hades– deus do submundo
- Hélios – deus do sol
- Hermes– deus das comunicações e das viagens
- Hera– deusa dos céus, maternidade e matrimônio
- Héstia– deusa do fogo
- Horas – deusa que representavam as estações do ano
- Mnemósine – deusa da memória
- Perséfone– rainha do submundo
- Poseidon– deus dos mares
- Selene – deusa da lua
- Têmis – deusa das leis
- Zeus– deus dos deuses
Fonte: https://www.todamateria.com.br/