Gatos sentem o sabor dos doces?
Gato precisa ser tratado como gato! Já ouviu essa frase? Pois é, pode ser um pouco difícil entender isso, afinal eles fazem parte da família, estamos acostumados a atribuir sentimentos e costumes nossos a eles.
No entanto, gatos possuem metabolismo, comportamentos, visão e até mesmo paladar diferente do nosso. Na maior parte das vezes eles irão perceber o mundo de outra maneira. Um exemplo é o fato de sentir o sabor doce dos alimentos ou não.
Gatos são seres únicos
Foto: Reprodução
Sempre houve o questionamento sobre a hipótese de os gatos não conseguirem sentir o sabor doce, tanto que até 2005, não se sabia exatamente se isso era possível.
Cientistas da Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia, depois de tantos anos, encontraram a resposta para essa dúvida. Antes da pesquisa, já se percebia um comportamento de que os felinos domésticos não eram tão chegados a doces como são por carne animal, por exemplo.
Por mais que seu gato belisque uma fruta ou outra, eles são muito seletivos e não há comparação quando você oferta aquele petisco que ele adora. Foi a partir de percepções como essa, que os cientistas descobriram que os gatos são impossibilitados de sentir o sabor doce. Resumindo, eles realmente não são capazes de sentir esse sabor que para os humanos é tão especial.
Qual a razão de os gatos não conseguirem sentir o sabor doce?
Foto: Reprodução
A língua da maioria dos mamíferos é constituída por diversas papilas, cada uma com a sua função singular. As papilas gustativas são responsáveis por receber o sabor da comida e transportar a informação até o cérebro. As principais proteínas encarregadas pela percepção do doce são a Tas1r2 e Tas1r3. E foi através dessas substâncias que a pesquisa da Monell Chemical Senses Center percebeu que os gatos têm deficiências.
Os felinos têm essas duas proteínas, porém o que acontece é que é necessário 247 pares de bases dos aminoácidos para completar o DNA da Tas1r2 para “funcionar” perfeitamente. Mas os gatos são destituídos desses 247 pares de aminoácidos, portanto, não conseguem sentir o doce.
De uma forma simplificada, os cientistas descobriram que, devido a uma deficiência genética, os gatos não possuem os receptores do açúcar em suas papilas gustativas, impedindo que essa informação alcance o cérebro.
Meu gato gosta de doce sim!
Foto: Reprodução
Lembra da explicação de que duas proteínas são responsáveis pelo sabor doce? Alguns pesquisadores acreditam que talvez os gatos consigam usar o receptor Tas1r3 para saborear a doçura em concentrações altas, mas suspeitam que seja algo muito raro. Outro motivo considerado, é que dependendo do alimento oferecido ao gato, pode haver outras substâncias que agradem o felino, como o cheiro.
Um ponto curioso é que essa deficiência não é encontrada apenas nos gatos domésticos, mas em todos os felinos como leões, leopardos e tigres. Eles também não conseguem sentir o gosto doce na boca, sendo eles, os únicos mamíferos na natureza com essa característica peculiar.
Importante ressaltar que os gatos são carnívoros estritos e não tem necessidade de quantidades exorbitantes de carboidrato na dieta. Não oferte nada com açúcar para o seu animalzinho, além de não perceberem o gosto, o excesso de açúcar no sangue pode predispor à obesidade e diabetes mellitus.
Foto: Reprodução
Caso seu gato demonstre certo interesse e seja saudável, tende oferecer pequenos pedaços de frutas como banana, mamão (sem sementes) e manga como opção de petisco diferente.