Existem curiosidades sobre países de todo mundo, desde características peculiares a costumes intrigantes. Listamos 8 que vão te surpreender.
E mais, no final das 8 curiosidades preparamos uma surpresa pra você. Extras!
Curiosidades
1 – Estados Federados da Micronésia
Foto: Reprodução (“moedas de pedra” de Yap)
Coloquialmente chamada de Micronésia, os Estados Federados da Micronésias são formados por um conjunto de aproximadamente 600 ilhas no oceano Pacífico. Essas ilhas estão divididas em 4 estados: Chuuk, Korae, Pohnpei e Yap.
No estado de Yap, embora o dinheiro de concha tenha sido substituído pelo dólar americano, as negociações mais conceituais que envolvam direitos ou costumes, são feitas com as chamadas “moedas de pedra”. Pedras de até 3 metros de diâmetro são usadas como dinheiro, fazem parte de uma tradição secular que se mantém viva até os dias atuais.
2 – Nauru
Foto: Reprodução
Localizada na Oceania, Nauru é considerada uma das dez nações menos visitadas em todo o planeta. Curiosamente, é a nação mais “gorda” no mundo. Enquanto o IMC médio fica entre 18,5 e 24,9, os habitantes da ilha possuem entre 34 e 35 pontos.
3 – Groelândia
Foto: Reprodução
A Groelândia é uma enorme ilha e um território dinamarquês autônomo. Composto por terra, cascalho e gelo, eles não podem participar de campeonatos de futebol da FIFA, nem entrar para a organização. Isso mesmo, é obrigatório que o esporte seja praticado em um campo gramado.
4 – Brasil
Foto: Reprodução – Plantação de café. Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e possui o segundo maior aeroporto, ficando atrás apenas dos EUA. Também está localizada no nosso país a maior comunidade japonesa fora do Japão. Só em São Paulo, moram mais de 600 mil japoneses.
5 – Marrocos
Foto: Reprodução © DR
Um dos destinos mais famosos da África é Chefchaouen, a Cidade Azul do Marrocos. Casas e paredes pintadas em tons de azul chamam a atenção dos visitantes. Especula-se que a origem da cor é de ordem religiosa. Os ensinamentos judaicos acreditam que azul lembra o poder de Deus, crença presente até os dias atuais.
6 – Bolívia
Foto: Reprodução Deserto do Salar de Uvuni
Imagine uma paisagem magnífica, plana, de sal seco e reluzente, com pequenas ilhas que tornam o cenário ainda mais incrível. Imaginou? O deserto de sal do Salar de Uyuni na Bolívia é um deserto de sal quase infinito que se transforma em um dos maiores espelhos do mundo, quando coberto por água. O Salar de Uyuni cobre uma área correspondente ao tamanho das Bahamas e surgiu quando o pré-histórico Lago Minchín secou e deixou poças e salinas. Mais sal veio das montanhas ao redor, já que não havia saída para o mar e mais depósitos se formaram. As curiosidades sobre países são impressionantes mas nos dias de hoje, o Salar de Uyuni é uma das experiências de viagem mais sensacionais já vista.
7 – Etiópia
Foto: Reprodução
País localizado na África Oriental, a Etiópia possui achados arqueológicos que remontam ha mais de 3 milhões de anos. O mais curioso desse lugar é que o seu calendário é sete anos atrasado em relação aos demais países do ocidente. A explicação está na contagem diferente do ano de nascimento de Cristo. A contagem na Etiópia foi guiada pelo antigo calendário copta, e segundo esse calendário, Jesus nasceu sete anos depois da data fixada por Roma.
8 – Argentina
Foto: Reprodução – Avenida 9 de Julio – Buenos Aires – Argentina | Crédito: Shutterstock
Berço do tango, a Argentina também é conhecida mundialmente pela qualidade da sua carne bovina (o bife de chorizo é uma comida típica muito procurada por turistas). Segundo maior país da America Latina em território, a Argentina possui a avenida mais larga do mundo, com 14 faixas diferentes.
As curiosidades sobre países são muitas! Selecionamos mais algumas pra você.
- Sa Pa – Vietnã
Foto: Reprodução – Arrozais de Sa Pa
Sa Pa é uma cidade do noroeste do Vietnã e é conhecida por ser uma das mais incríveis atrações turísticas do país. Suas encostas em campos de arrozais chamam a atenção pela beleza, florestas densas de bambu e montanhas imersas nas nuvens compõem um cenário único. Com um solo bastante fértil, há muito tempo os moradores vêm modificando o terreno (criando os famosos degraus) e seguem no cultivo do arroz.
A técnica bastante comum nas regiões montanhosas, tem o intuito de reduzir a erosão e se mostra muito eficiente nas colheitas que requerem irrigação. Além claro, do visual espetacular que os campos escalonados trazem. As cores mudam de acordo com as estações. É entre os meses de junho e julho que os campos de arroz despontam uma variedade de nuances de verde; já entre setembro e outubro, é a vez dos tons de dourado em contraste com o verde das encostas.
- Austrália
Mais de 10% de toda a biodiversidade do mundo é encontrada no continente australiano. Uma das paisagens mais famosas da Austrália, os Doze Apóstolos são formações rochosas que nascem do Oceano Austral e surgiram por conta de um longo processo de erosão de falésias calcárias. Com 45 metros de altura, pertencem à área do Parque Nacional de Port Campbell, perto de Melbourne.
Embora o nome seja 12 Apóstolos, nunca houve de fato, 12 pilhas de pedras, mas sim 9 (sem uma explicação real para o nome, o apelido local passou a ser adotado como oficial). Atualmente, apenas oito das pedras restaram, já que a erosão continua a afetá-las. O melhor horário para visitar o local é ao entardecer ou no amanhecer, quando as pedras mudam de cor, de escuras e sombrias para claras e brilhantes.
- Rússia
Foto: Reprodução
A Rússia é o maior país do mundo, ocupando cerca de 10% de toda a terra do planeta.
- Islandia
Foto: Reprodução – Vista panorâmica do complexo Blue Lagoon
A Lagoa Azul é uma parte deslumbrante da Islândia. Um enorme spa geotermal, situado próximo a um campo de lava, com certeza está na lista de milhares de turistas como lugar para conhecer. E quem conhece certamente, volta. Com águas de 39°C, a Lagoa é rica em minerais como enxofre e sílica, o que garante um nado relaxante e rejuvenescedor. Como se não bastasse, ainda existe a possibilidade de ver a Aurora Boreal.
Foto: Reprodução – Aurora Boreal na Islândia
E aí, o que você achou das curiosidades sobre países? Ficou alguma país interessante de fora? Conte pra gente 🙂