Você é um amante de viagens em cruzeiros? E se esse cruzeiro fosse aéreo? Pois é, esse é o projeto Sky Cruise, um hotel-avião com capacidade de até 5000 pessoas.
O Sky Cruise pretende levar o conceito de cruzeiro para outros níveis
Foto: Reprodução
Movido a energia nuclear, o Sky Cruise será pilotado por inteligência artificial (IA) para poder voar por mais de um ano, sem precisar pousar.
O design do ‘hotel-avião’ original é uma ilustração de Tony Holmstein, que foi reforçado e animado pelo cientista Hashem Al-Ghaili. O projeto desse hotel acima das nuvens contempla 20 motores elétricos alimentados por energia nuclear, focado na sustentabilidade. Do mesmo modo, a IA seria responsável por resolver problemas relacionados a turbulência e entregar aos passageiros uma viagem tranquila.
Foto: Reprodução
O projeto animado por Hashem Al Ghaili prenuncia anos de voo sem a necessidade de pouso. “Graças a energia nuclear, o hotel nunca fica sem combustível e pode permanecer no ar por diversos anos sem tocar no chão”. O hotel contará com o máximo conforto, desde teatros, piscinas, cinema, postos de observação, ambientes para festas e casamentos, além de um restaurante luxuoso no topo da cauda do avião, com uma visão de 360° acima das nuvens.
Passageiros e suprimentos entregues pelo ar
Foto: Reprodução
Segundo os designers do projeto, o avião tem um sistema de cancelamento de ruído para que os hóspedes não escutem os barulhos da movimentação do Sky Cruise, ao cruzar correntes de ar e nuvens. Porém, o traçado é que o avião seja capaz de permanecer no ar por mais de um ano e a pergunta que não quer calar: como hóspedes e suprimentos chegam/saem do cruzeiro?
A proposta do Sky Cruise é que hóspedes e suprimentos cheguem até o hotel por meio de jatos particulares e voos comerciais em pleno voo. Um elevador do Sky Cruise se conectaria ao voo comercial levando alimentos ou hóspedes.
A ideia já foi classificada como absurda e perigosa demais, porém como por enquanto, o Sky Cruise trata-se apenas de um projeto apaixonante em finalização, ele precisará de novos alinhamentos para se tornar real.
Afirmou Hashem, “A atual experiência aérea se tornou cansativa e desatualizada. É hora de novas inovações para tornar nossos voos mais confortáveis…”.
Será que o Sky Cruise tem o que precisa para essa inovação?
Hashem Al-Ghaili, ‘comunicador de ciência e produtor de vídeo’, causou alvoroço nas redes sociais depois de publicar um vídeo mostrando esse conceito de “cruzeiro no céu” criado por Tony Holmston.
Em resposta ao seu vídeo, Al-Ghaili disse ser apenas um conceito, porém ele diz sonhar com “um futuro onde essas coisas possam existir”. Em resposta aos críticos ele citou Albert Einstein: “Se no início a ideia não é absurda, então não haverá esperança para ela.”
Mas, Hashem também acredita na ciência: “Espera-se que pequenos reatores nucleares que possam alimentar aviões estejam prontos na década de 2030. O Reino Unido está trabalhando em um reator nuclear modular pequeno que deve começar a operar em 2029, e os EUA estão investindo pesadamente em pesquisa de fusão nuclear comercial”.
Foto: Reprodução
“Com apenas alguns ajustes no design, fusão nuclear e aerodinâmica adequada, o cruzeiro no céu poderá um dia decolar e transportar milhares de passageiros acima das nuvens”, complementa ele.
O projeto é bastante ambicioso e demandaria um investimento estratosférico para sair do papel, mas que seria bem interessante, seria.
Diz aí o que você acha 🙂