Qual a maior palavra da língua portuguesa?

Se você é daqueles que adora um desafio linguístico, provavelmente já ouviu falar da maior palavra da língua portuguesa. Mas afinal de contas, qual é essa palavra tão gigantesca e como é possível pronunciá-la?

Antes de revelar o nome da palavra em questão, é preciso dizer que ela não é uma palavra utilizada no dia a dia pelo cidadão comum. Na verdade, trata-se de um termo muito específico da área da Química, mais precisamente da química orgânica. E se você pensa que ela possui apenas vinte letras, está muito enganado! A maior palavra da língua portuguesa é…

…pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico!

Sim, você leu correto! A palavra possui quarenta e cinco letras e o seu significado se relaciona a uma doença pulmonar causada pela inalação de poeira vulcânica. De certa forma, pode-se dizer que esta palavra representa um verdadeiro desafio para quem gosta de testar a própria pronúncia e habilidade linguística.

Mas não pense que essa é a única palavra gigantesca existente em nossa língua. Na verdade, existem diversas outras palavras longas e também extremamente curiosas, como anticonstitucionalissimamente, formada por 29 letras e considerada a maior palavra sem hífens da língua portuguesa.

pessoas falando sobre a maior palavra do mundo / Feito Curioso

Foto: Reprodução

Acredite que pode dificultar! E se eu te disser que a palavra mais longa do mundo é um termo inglês: “methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine”!? Este termo, conta com nada menos do que 189.819 letras, e é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Gigante, não é?

Por outro lado, é importante lembrar que no dia a dia, palavras tão extensas dificilmente são utilizadas. Afinal, nossa língua possui uma infinidade de palavras mais simples e objetivas – e muito mais fáceis de pronunciar!

Com certeza, a maior palavra do mundo e maior palavra da língua portuguesa são verdadeiros enigmas linguísticos. Embora não sejam  palavras comuns em nosso vocabulário, chamam a atenção pela imponente quantidade de letras, deixando muitos curiosos de queixo caído. E então, conseguiria pronunciar essas monstruosidades de palavras?