10 curiosidades sobre a França que você provavelmente não sabia

A França vive momento tenso de muitos protestos, mas é inegável que é um belo país. Explore os lados menos conhecidos deste país com essas 10 curiosidades sobre a França. Você não vai acreditar no que vai descobrir!

Você já se perguntou o que está por trás do mistério da França? Com sua famosa culinária, cultura fascinante e também arquitetura de tirar o fôlego, este país tem muito a oferecer. Nesse ínterim, descubra alguns de seus segredos ocultos com estes 10 fatos surpreendentes sobre a França!

#1 A língua francesa mudou pouco desde o século XIV

Acredite ou não, a língua francesa mudou relativamente pouco ao longo do tempo. Embora as palavras venham e desapareçam com a mudança dos tempos, a estrutura geral permanece praticamente a mesma. Ela remonta ao francês antigo no século 14, onde era possível encontrar referências a cheiros, sons, sabores, visões e até pensamentos. Do mesmo modo, muitos desses conceitos permanecem praticamente inalterados séculos depois!

#2 A França é o maior país da UE e também é chamada de “hexágono”

A França é o maior país da União Europeia, ela cobre uma área total de 551.695 quilômetros quadrados. No entanto, é somente o terceiro maior país da Europa, atrás da Ucrânia e da parte europeia da Rússia. Cerca de um terço (31%) da França é composta por floresta e é o quarto país com mais florestas da UE, depois da Suécia, Finlândia e Espanha. O país também é referido como ‘l’hexagone’ por conta de sua forma de seis lados.

#3 A Torre Eiffel tem mais de 125 anos

A icônica Torre Eiffel foi concluída em 1889, completando mais de 125 anos. Tornou-se um símbolo brilhante da cultura francesa e continua a atrair milhões de turistas todos os anos. É a estrutura mais alta de Paris e a segunda estrutura independente mais alta da França. Com 324 metros (1.063 pés) de altura, você pode ver porque este gigante de ferro domina o horizonte parisiense!

#4 Fazer vinho na França é uma forma de arte antiga

França e os vinhos: Feito Curioso

Foto: Reprodução

A produção de vinho faz parte da cultura francesa há séculos e é um produto agrícola importante para o país. A França possui alguns dos melhores vinhedos com mais de 400 denominações de vinhos de qualidade de diferentes regiões. Os franceses também têm uma tradição vinícola de longa data que remonta ao século V! Várias variedades de uva são usadas para criar vinhos únicos e saborosos que representam com orgulho a tradição vinícola deste país.

#5 ‘Liberté, égalitié, fraternité’ ou ‘liberdade, igualdade, fraternidade’ é um lema nacional

O famoso lema surgiu pela primeira vez na época da Revolução (1789-1799) e foi escrito nas constituições de 1946 e 1958. Atualmente, você ainda o encontrará em moedas, selos postais e logotipos do governo; muitas vezes ao lado de “Marianne”, que simboliza o triunfo da República. O sistema jurídico na França ainda é amplamente baseado nos princípios estabelecidos no Código Civil de Napoleão Bonaparte depois da revolução, nos anos 1800.

#6 O francês ingere mais de 11 milhões de taças de vinho a cada ano

Sobretudo, de todos os países do mundo, a França é a segunda a consumir mais vinho. No total, os franceses consomem em torno de 25 milhões de hectolitros por ano. Eles ficam atrás apenas dos Estados Unidos, que consome cerca de 30 milhões de hectolitros.

#7 A França deu à luz a variação de xadrez mais popular do mundo, o xadrez rápido

Xadrez rápido é um jogo de xadrez rápido, onde cada jogador é limitado a um certo tempo para fazer seus movimentos. Desenvolvido na França no século 19, essa variação rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo e tem sido um fenômeno internacional desde então. O que diferencia o xadrez rápido do xadrez regular é sua complexidade técnica, já que você não só precisa ser capaz de pensar como um grande mestre, mas também acompanhar o tempo de ambos os jogadores.

Você também pode gostar de “A misteriosa Ponte de Overtoun: cachorros pulam para a morte”

#8 Foram os franceses que inventaram as latas, o secador de cabelo e o balão de ar quente

Secadores de cabelo inventados pela França / Feito Curioso

Foto: Reprodução

Pois é, devemos agradecer aos franceses por muitas das úteis invenções que conhecemos e amamos atualmente. Por exemplo, o inventor francês Nicolas Appert sugeriu usar potes de vidro selados colocados em água fervente para conservar alimentos em 1809. Pierre Durand criou anos mais tarde, a lata.

Braille também foi desenvolvido por Louis Braille, que perdeu a visão quando criança. Da mesma forma, o médico René Laennec inventou o estetoscópio em um hospital em Paris em 1816 e Alexandre-Ferdinand Godefroy patenteou o primeiro secador de cabelo do mundo em 1888. O fascinante balão de ar quente também foi criado pelos irmãos Montgolfier Joseph e Etienne, que apresentaram a primeira exibição pública do mundo de um balão sem amarras em 1783.

#9 Os supermercados na França são proibidos de jogar fora alimentos

Nesse sentido, os supermercados na França não podem jogar fora alimentos com data de validade próxima. Em vez disso, eles precisam doar os alimentos para uma instituição de caridade ou banco de alimentos. A França aprovou esta lei em 2016 para contribuir com a redução da fome e prevenir o desperdício de alimentos! Afinal, por que nem todo mundo faz isso?

Supermercados com mais de 399 m2 que são flagrados descartando alimentos de boa qualidade que se aproximam de sua data de validade enfrentam multas pesadas de até € 75.000, ou dois anos de prisão.

#10 Paris é a cidade mais visitada do mundo, com 25 milhões de turistas anualmente

Em 2019, a capital da França, Paris, foi o destino mais visitado do mundo. 25 milhões de turistas internacionais vieram visitar a Cidade Luz, tornando-a a mais visitada naquele ano e impressionando muitos com sua beleza e grandeza. Atrações inspiradoras, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, são alguns dos principais atrativos, mas há muito mais para explorar se alguém decidir se aventurar além desses marcos icônicos.

Finalmente, você curtiu? Existem muitas outras curiosidades sobre a França que precisaríamos de horas e mesmo assim, não conseguiríamos falar de todas!