4 Curiosidades intrigantes sobre os lobos

Não é de hoje que as curiosidades sobre os lobos intrigam a humanidade e também geram discussões entre os pesquisadores. Afinal, acredita-se que eles foram os primeiros animais a serem domesticados pelo homem, dando origem aos cães domésticos.

Raramente os  lobos  atacam pessoas, mas acredita-se que devido ao seu grande tamanho e força, seguido de inteligência impressionante e uivos caraterísticos, muitas lendas foram surgindo e consolidando a imagem de ser um animal perigoso, quase um inimigo.

Além disso, tem o fato de ser protagonista malvado em contos como “Chapeuzinho Vermelho e o lobo mau”, “Os 3 Porquinhos” e o Lobisomem, também existem muitas curiosidades sobre os lobos que algumas pessoas desconhecem. Veja a seguir, algumas delas:

1 – Parentesco

Cold Stare, Gray Wolf.jpg (JPEG Image, 1600x1200 pixels) - Scaled (58%) | Lobos negros, Cão lobo, Animais silvestres

Foto: Reprodução

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Stanford, os  lobos negros  são animais que contam com essa coloração de pelagem por conta de uma mutação que ocorre apenas em cães domésticos. Desta forma, eles são o resultado do cruzamento de cachorros com lobos no passado.

Embora os pesquisadores não saibam explicar quais benefícios a pelagem preta oferece, é de conhecimento que os lobos dessa cor possuem maior imunidade a determinadas infecções. Essa mutação, da mesma forma que ocorre com os seres humanos de cabelos mais escuros, é uma característica dominante que é passada para a maioria dos descendentes.

2 – Canibalismo

Saiba tudo sobre Relações Ecológicas para não ser predado no vestibular! | Descomplica

Foto: Reprodução

Como animais carnívoros no entanto, os lobos em muitos casos, vivem em locais onde não há abundância de caça. Instintivos e muito oportunistas, nunca deixam passar uma oportunidade de se alimentar, mesmo que para isso, precisem devorar indivíduos da própria espécie.

3 – Domesticação

Crítica: Alfa - Uma aventura épica de visual deslumbrante - Serial Cookies

Foto: Reprodução

Embora um número expressivo de pessoas tenha convivido ou conviva com lobos, a verdade é que é bem desafiador considerar que esses animais possam ser domesticados. Quando ainda são filhotes, eles apresentam um comportamento semelhante ao de cães domésticos, sendo brincalhões e muito companheiros. À medida que crescem, a principal diferença se manifesta no seu apetite, que é significativamente maior do que o de seus parentes.

Na verdade, os problemas geralmente começam quando os animais chegam à puberdade. Como parte de sua natureza, os lobos caracterizam seus companheiros humanos como parte da alcateia e procuram mostrar quem é o dominante. Nessa fase, a luta pela hierarquia social impera e é bem possível que eles machuquem gravemente, membros da família.

4 – Inteligência social

15 Animais monogâmicos que vão restaurar a sua fé no amor eterno e verdadeiro - Minilua

Foto: Reprodução

Ao longo de sua cadeia evolutiva, desde que separados dos lobos, os cães mudaram muito. Diferente de seus ancestrais, os cachorros mostram-se confortáveis na presença de humanos e são capazes de — pelo menos em alguns momentos— acatar as nossas ordens.

Estudos revelaram que mesmo com poucos meses de vida, eles conseguem seguir os nossos comandos, já os lobos simplesmente não entendem.

Esses fatos de certa forma, nos faz acreditar que os cães são mais socialmente inteligentes do que os lobos. Porém, estudos feitos pela Universidade de Medicina Veterinária de Viena descobriram que, embora os cães tenham mais facilidade de aprender com os humanos, o lobo é superior no quesito  convivência.

Eles são capazes de trabalhar muito bem em equipe e tem uma enorme capacidade de aprender com os membros de seu próprio grupo.

Top 15 papéis de parede lobos juntos - Papel de Parede

Foto: Reprodução

Foram realizados alguns testes com 15 cães e 12 lobos mantidos em cativeiro que foram criados juntos, em que todos foram motivados a solucionar problemas da mesma maneira. Um dos experimentos consistia em ensinar a um cachorro e a um lobo duas formas diferentes de abrir uma caixa com um petisco.

Os especialistas colocaram outros animais para observarem como os 2 que haviam sido treinados retiravam a comida. Eles observaram o comportamento das espécies, por exemplo, dos 15 cães, apenas 4 conseguiram abrir a caixa com o petisco, e nenhum deles imitou qualquer um dos 2 métodos que haviam sido ensinados. No caso dos lobos, a situação foi bastante diferente. Todos eles conseguiram pegar a comida, e 9 deles seguiram o animal que havia sido treinado.

As curiosidades sobre os lobos não acabaram!

  • A pressão da mordida dos lobos é o equivalente a 680 quilos por polegada quadrada, ou seja, quase o dobro da pressão exercida pela mordida de um cachorro;
  • Os lobos cinzentos estão na lista dos animais mais estudados do mundo; sobreviventes da Era do Gelo, eles são os ancestrais dos cães domésticos;
  • Um macho dominante comanda a alcateia (alfa), sendo seguido de perto por uma fêmea, e na maioria das vezes, portanto, esse casal é o único do grupo a realizar a procriação;
  • De fato, todos os outros integrantes ajudam no cuidado dos mais jovens, e ficam encarregados por trazer alimentos e ficar de olho nos filhotes enquanto os demais adultos estão caçando;

Cientistas estudam genoma de cães e lobos para entender suas diferenças

Foto: Reprodução

  • Os lobos podem caçar em grupos compostos por 6 a 10 animais afinal, por serem muito inteligentes, todos colaboram para capturar a presa;
  • A forma de comunicação com os outros membros da alcateia, são as expressões faciais, sons e movimentos corporais;
  • Quando estão juntos, os integrantes da alcateia não uivam todos juntos. Um membro inicia o chamado que é seguido imediatamente por um lobo de cada vez. Essa estratégia é para dar a impressão de que existem mais animais no grupo do que a realidade;

Lobos uivando deitados: esses engraçados animais são muito preguiçosos

Foto: Reprodução

Os lobos são um dos animais mais interessantes da Terra!

  • O intuito dos uivos é a comunicação, afinal, frequentemente utilizada para reunir a alcateia, detectar a localização de outros lobos e transmitir sinais de perigo;
  • Os lobos procuram manter a cabeça alinhada na mesma altura do resto do corpo. Ou seja, levantando-a só quando sentem que existe alguma ameaça por perto;
  •  Depois que a alcateia identifica o cheiro de uma possível presa, os lobos unem os focinhos e abanam a cauda. Tudo em sinal de comemoração antes de atacar;
  • Em suma, depois de matarem a presa, o casal alfa é o primeiro a se alimentar. Seguido pelos filhotes e, por último, pelos demais integrantes do grupo;
  • De fato, a única subespécie que não sofre risco de extinção é o lobo ártico. Durante o inverno, conta com uma segunda camada de pelos que o protege contra as difíceis condições do ambiente.

Em geral, muitas são as curiosidades sobre os lobos!

E aí o que você achou? Comente 🙂

Veja também:

19 fatos que você não sabia sobre depressão