Curiosidades ‘comestíveis’

A comida é uma parte fundamental da vida humana e cultural, e existem muitas curiosidades comestíveis que fazem dela um tema fascinante. Aqui estão algumas das curiosidades mais interessantes sobre comida que podem surpreendê-lo:

#1 O ketchup, que agora é um acompanhamento popular para muitas comidas, era originalmente produzido na China como um molho fermentado feito de peixe e especiarias.

#2 Você sabia que o queijo tipo Roquefort é produzido com um molde azul exclusivo encontrado apenas nas cavernas de Roquefort, na França? Esse molde não pode ser cultivado em nenhum outro lugar do mundo.

#3 O que define a picância da pimenta é o seu tamanho: quanto menor, mais picante

#4 A maionese foi criada por um chef francês chamado Olivier em meados do século XVIII e seu verdadeiro nome é “maionese Richelieu”. O nome foi mudado mais tarde em homenagem à baía de Mahón, em Menorca, Espanha, onde Louis Francois Armand de Raigecourt, um aliado de Napoleão, ganhou uma importante batalha.

#5 O Mel não estraga, pois seu pH ácido impede a sobrevivência de microorganismos.

#6 A vagem é uma das poucas leguminosas que cresce naturalmente em branco. A vagem verde que comemos é uma mutação genética resultante de um alelo recessivo.

#7 Synsepalum dulcificum é uma fruta milagrosa nascida em solo africano capaz de transformar o gosto de todas as coisas amargas em um leve sabor doce.

Veja mais algumas curiosidades comestíveis:

#8 O chocolate amargo é ótimo para saciar a fome, além de reduzir a liberação do cortisol – hormônio responsável pelo estresse.

#9 O figo é um fruto que não amadurece depois de colhido, por isso deve ser colhido na hora certa para que possamos comer no ponto.

#10 O atum é aquele peixe que pode nadar a uma velocidade superior a 70 km/h, o que lhe permite fugir de seus predadores.

#11 O selo que se encontram em alguns alimentos, são comestíveis. A primeira reação é retirá-lo, mas, se quiser comê-lo, tanto o papel quanto a cola são comestíveis.

#12 Legumes congelados são ainda mais nutritivos que legumes frescos, isso acontece porque são congelados assim que colhidos conservando assim, suas principais características nutricionais.

#13 Cozinhar legumes no vapor no microondas é muito mais eficiente do que outras técnicas culinárias.

#14 O espinafre é que contém uma grande quantidade de ferro é uma crença muito comum, porém um estudo recente mostrou que dois outros alimentos facilmente encontrados nas feiras e mercados brasileiros possuem mais ferro: as ervilhas e a brócolis.

#15  Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard, comer comida apimentada uma vez ao dia, reduz o risco de morte em 14%.

#16 Um limão tem mais açúcar que um morango, porém têm tanto ácido cítrico que ninguém percebe o açúcar.

Estas são apenas algumas das curiosidades ‘comestíveis’ que podem surpreendê-lo, mas a comida é mais do que apenas algo para nos manter vivos, é uma parte fascinante da vida que é tanto culturalmente significativa quanto nutritiva.  Há sem dúvida muitas outras curiosidades deliciosas a serem descobertas. Bon Appétit!